top of page

[RELEITURA] Procura-se um marido • Carina Rissi 🇧🇷

  • Foto do escritor: Karen Calazans
    Karen Calazans
  • 26 de mai. de 2024
  • 14 min de leitura

Atualizado: 28 de ago. de 2024

Romance • Chick-lit 📘 Procura-se um Marido • Autor (a): Carina Rissi • Editora: Verus Editora • Ano: 2ª edição • 2013 • Páginas: 476 • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

 

🛒 SHOP NOW • Amazon Kindle • Capa Comum

 


Em Procura-se um Marido é uma deliciosa comédia romântica que vai te conquistar desde a primeira página.

Com uma trama envolvente e personagens cativantes, este livro promete momentos de diversão, romance e mistério.


Na verdade, não é a primeira vez que me aventuro nas páginas de um livro de Carina Rissi. Inclusive, Procura-se um Marido é uma releitura.


Lembro-me vagamente da primeira vez que o li, anos atrás, e embora tenha gostado, agora, revisitando a história com meus trinta e poucos anos, alguns pontos me deixaram um pouco frustrada.



💍 💍 💍 

Deus me livre! Esta seria a maior infelicidade de todas! Achar agradável um homem que decidimos odiar! Não me deseja esse mal. - Jane Austen, Orgulho e Preconceito

Alicia é uma jovem adulta ~ no auge dos seus 24 anos ~ e que tem a vida dos sonhos: muito dinheiro, festas, viagens e nenhum compromisso.


Isso até que o avô dela, o Vovô Narciso, morre e deixa um testamento pra lá de complicado, dizendo que Alicia só pode colocar as mãos na herança se ela estiver casada por pelo menos um ano.


Dá pra imaginar o choque, né?


Alicia, claro, fica desesperada e decide procurar um marido de aluguel. Ela coloca um anúncio no jornal e acaba contratando Max, um funcionário super responsável da empresa do avô dela.


Estão sentindo o cheirinho de romance clichê? 🤎✨

 

Procura-se um Marido conta a história de Alicia, uma jovem rica e mimada pelo avô ~ seu único parente vivo e seu grande protetor, já que perdeu os pais muito cedo, quando tinha apenas 5 anos.


Sua vida dá uma guinada em tanto quando seu querido avô, vovô Narciso, com quem ela tem uma relação muito próxima e paternal, falece deixando uma saudade absurda e um testamento sem pé nem cabeça… quer dizer, não tão sem pé, mas com certeza que não fazia o estilo do prezado vô Narciso.


No testamento, seu avô coloca uma condição surreal que diz respeito ao destino de Alicia: ela só poderá acessar sua herança se estiver casada há pelo menos um ano. Até lá, ela ficará sem acesso ao dinheiro, vivendo com uma mesada controlada, sob os olhos de um tutor e tendo que trabalhar em uma das empresas do avô.


Com certeza isso deixa a garota louca. Não a parte da herança, porque Alicia nunca foi uma pessoa ambiciosa. Irresponsável? Muito! Por isso faz um pouco de sentido o avó querer que ela tome um norte na vida.


Então, mesmo arrasada pela perda repentina do avô, p*t@ da vida por ver o Clóvis, advogado de confiança do falecido Narciso e agora tutor da herança da Alicia, se mudando para a mansão ~ e se apossando de coisas que eram do avô ~, Alicia vai encarar o primeiro dia de trabalho na L&L Cosméticos, empresa que ~ na teoria ~ ela vai herdar um dia.

É aquele ditado, né: “o que é um pingo para quem já está molhado”.


Alicia vai para a empresa achando que vai trabalhar na sala da presidência ou algo do tipo, mas não! Rapidamente ela descobre que o “caminho é de pedras” e que sua função será como assistente de secretária.


Mas é a partir daí que começa aquele clichê das comédias românticas que a gente gosta:

Levantei os olhos então pude ver o que havia se chocado comigo. Uma coisa sólida de um metro e noventa e poucos, cabelos ligeiramente longos de uma rica tonalidade cor de mel com mechas douradas de sol. A franja caía teimosamente na altura dos olhos, a partir de trás se enroscava na gola da camisa. O nariz reto lhe conferia inegável masculinidade, o queixo duro teimoso recoberto por uma barba rala que lhe dava um ar de pirata ou de foragido da justiça. Os misteriosos olhos verdes pareciam emitir luz própria. Olhos que me observavam com intensidade. Uau?! Que sorte a minha!

Alicia com certeza pensou que seu dia ia melhorar depois de se deparar com aquele homem de quase dois metros de altura e extremamente atraente que atendia pelo nome de Max. Mas o que veio depois, era totalmente diferente dos contos de fada e principalmente do que ela precisava/esperava naquele dia caótico.


Claro que o primeiro dia não iria ser mole e antes de terminar o expediente ela já queria desistir. Mas o vô Narciso conhecia bem sua neta e lhe deixou uma pequena carta, que também funciona muito bem também como uma das suas boas broncas.


Ainda morando na mansão, lugar que guardava lindas memórias do seu avô, Alicia se sente cada vez mais agoniada vendo a invasão que Clóvis e Telma, sua esposa, estavam fazendo. E assim, como uma boa menina, mimada e impulsiva, Alicia sai correndo para casa da amiga, Mariana ~ para os mais íntimos, Mari.


📌 Nota: E aqui é muito bacana de ver a amizade entre elas, em outros trechos do livro vemos que essa amizade é de muitos anos e naquele momento em que Alicia tinha perdido todo seu apoio familiar, a Mari mais uma vez provou a força e a lealdade dessa amizade.


A saída da mansão devidos as atitudes do Clóvis, a rotina de trabalho e colegas nada amigáveis - a primeira vista -, a pindaíba que ela nunca passou na vida… tudo isso foi somando até o ponto que ela decide ceder aos caprichos do testamento do avô.


Mas com Alicia nada é fácil, e é claro que ela inventa um jeitinho único de burlar esse testamento. Desesperada para recuperar sua fortuna, Alicia decide colocar um anúncio de "Procura-se um marido" no jornal, buscando um casamento de fachada.


Não sei o que parece mais surreal, a pessoa ter essa ideia absurda de procurar um marido de aluguel prometendo recompensa só no final do período de um ano ou as pessoas entrarem em contato interessado. Lógico que seriam pessoas duvidosas, e foram esses tipos que a Alicia se depara nos primeiros encontros.


Ainda bem que Mari é uma pessoa um pouco mais ajuizada e aconselha a amiga a primeiro ver de longe e, depois de um pré-julgamento visual, prosseguir com o encontro. E olha que surpresa: o seu próximo encontro é justamente com quem?

— Você é a Lili - Max constatou com suspiro irritado. Ele me encarou com um misto de raiva, medo e mais alguma coisa que não pôde identificar. - Você vai burlar o testamento.

Já que estamos falando de loucura. O Max também parecia bem desesperado ao aceitar a condição de casamento de aluguel com Alicia justificando que “estar casado vai ajudá-lo a conseguir a promoção no trabalho que ele tanto almejava".


E foi assim que, Alicia de Morais Bragança e Lima em um pouco mais de um mês virou assalariada, descobrindo que essa vida não é fácil, e fez algo que ela disse que nunca iria fazer na vida: se casar.


📌 Nota pessoal: Mais cartinhas aparecem depois do casamento ~ e eu gosto bastante do tipo de intervenção que fizeram nesse livro, porque eles tinham várias formas de introduzir a carta, fosse num texto corrido ou simplesmente dando um resumo do conteúdo da mesma. Mas além de reservarem esses espaço tão pessoal, reforçando a parceria entre avô e neta, esse pequeno detalhe de mudar a fonte dando mais pessoal, intimidade, eu acho maravilhoso 🤎


É lógico que o casamento apressado entre duas pessoas que aparentemente não se suportavam ~ já que nos corredores da empresa vira e mexe eles trocavam farpas ~ iriam levantar suspeitas. Não só do Clóvis, e por mais que ela não esquentasse a cabeça para o que os colegas que mal a encaravam falariam dela, tinha uma pessoa em especial, Vanessa, que já mostrava suas garrinhas, muito interessada, no atual marido de Alicia.


Ainda tinha o Hector, vice-presidente da L&L Cosméticos, que assumiu o comando após o falecimento do Sr. Narciso. Tem uma suspeita em volta dele, porque ao mesmo tempo que o Clóvis diz que quer proteger a Alicia e ajudá-la a recuperar toda a herança e tal, ele coloca o Hector como o maior beneficiário após o falecimento do avô de Alicia.


Intrigas a parte, vamos falar sobre os clichês românticos nesse livro:


Se o objetivo de Alicia era recuperar a fortuna, na teoria, a do Max era ser promovido. É verdade que o nome dele estava na lista para vaga de chefe do setor, mas... o casamento não surtiu o efeito desejado. E isso porque, além de Alicia ser a futura dona de todo o conglomerado Lima - suspeito - , com o casamento Max passou a tomar as dores da esposa no que diz ao conflito com Clóvis ~ para Alicia era tudo fachada, mas para as boas entendedoras de romance, a gente já percebe que não é apenas isso 🤫


Mal completadas as bodas de beijinho (um mês), Alicia está encantada pelo conjunto completo de marido que Max desempenha. Apesar de sério, responsável e o completo oposto dela, o convívio dos dois gera várias situações engraçadas e conflituosas que ~ no final das contas ~ deixa mais evidente a química que existe entre eles. Até o dia que ela FINALMENTE percebe que estava apaixonadíssima pelo marido.

Eu o amava! Desesperadamente! Estava completamente apaixonada por meu marido. Que merda!

Mais uma vez, é claro que Alicia não busca o melhor caminho e fala diretamente com Max sobre seus sentimentos. Tudo tem que fazer parte de um “grande plano”.


Assim ela inventa várias artimanhas para seduzir o marido. Depois de muita enrolação ~ mas com momentos divertidíssimos ~, os dois ENFIM percebem que o sentimento é mútuo e se entregam à paixão ~ surpresos? eu acho que não né?! ~


📌 Nota pessoal: Durante as tentativas de sedução da Alicia a gente vê vários momentos fofos, divertidos e até quentes 🔥 mas a primeira noite que eles realmente ficam juntos é muito, muito, gostosa de ler, porque é um casal que realmente tem química ~ geralmente casais enemies to lovers costumam ter essa química especial.

— Me beija logo, Max - sussurrei. — Alicia… - ele gemeu e então me beijou. Na boca. De língua.

No entanto, o relacionamento deles é colocado à prova várias vezes: quando não era o Clóvis chantageando Alicia para o rompimento do relacionamento, que nessa altura do campeonato ele já sabia e até tinham provas de que era um casamento de fachada; Vanessa atacava com sua sedução vulgar.


O climax da história ocorre quando Alicia decide lutar pelo seu amor por Max e, para protegê-lo, inocentemente ~ quase ~ cai na armadilha do manipulador e “verdadeiro culpado” por traz da história do testamento.


O final do livro é satisfatório, com Alicia e Max enfrentando seus desafios e finalmente ficando juntos de verdade, provando que o amor pode surgir das situações mais inesperadas.

— Transar com a chefe é a fantasia de muitos homens, caso você não saiba - ele sorriu, e era mesmo um sorriso feliz. Ele não estava fingindo nem atuando. Ele realmente não se importava!
 

☕ Avaliação

⭐⭐⭐⭐


Procura-se um Marido é aquele clichê romântico que as fãs de romance adoraaaammmmm ~ e isso me inclui, claro!


O início do livro começa bem, com um toque de humor, romance enemies to lovers, protagonistas lindos e maravilhosos com uma química gostosa. É tudo que a gente espera e mais um pouco.


Mas, assim que Max e Alicia percebem que os sentimentos que nutriam um pelo outro eram recíprocos, começa uma melação que eu particularmente não gosto. Essa parte me deixou bem desanimada com a leitura, foram alguns capítulos e cenas de muita enrolação e depois melação que não desenvolve de fato para o clímax da história.


No geral, a fluidez da história é ótima: tudo acontece de forma que te prende para saber o que de fato está acontecendo e é natural, mesmo que um casamento de aluguel seja surreal ~ hahahahaha.


Conseguiram perceber que eu já estava irritada? srsrsrs

Um ponto positivo foi manter o suspense de quem ~ ou não ~ influenciou o vô Narciso a fazer o testamento sem pé nem cabeça: Héctor ou Clóvis. Toda vez que esse assunto vinha na história, eu ficava mais confusa sobre quem poderia ser o verdadeiro "culpado". ⚠️ Spoiler: no final das contas, era o Clóvis.


O suspense sobre isso veio no momento certo para mim, justamente quando eu estava achando o enredo chato e dando muitas voltas. Carina Rissi soube “manipular” a gente da mesma forma que o antagonista da história fez com a protagonista.

Clóvis sorriu. Era um sorriso cínico, quase louco. Eu me perguntei porque não vira isso a tempo e de repente me dei conta de que aquela maldade, aquele veneno que escorria de suas íris sempre estiveram lá, e era isso que me fazia o odiá-lo, mesmo quando tentei gostar dele.

Esse toque de mistério esteve presente em outros títulos da autora, como em Perdida, e eu particularmente gosto bastante. Definitivamente, o estilo de escrita da autora me satisfaz e por isso continuo lendo seus títulos ~ mesmo achando que minha idade atual não aguenta as protagonistas que ela cria.


E esse é mais um ponto que não me agrada muito na história: a Alicia é uma jovem adulta e em muitos momentos (ouso dizer uns 70% da história) ela foi uma garota infantil e imatura.


Olha, é inegável que a autora quis dar uma “personalidade forte” para protagonista. Só que eu acho que houve uma certa confusão entre ter uma personalidade forte e ser infantil e chata. Às vezes eu ficava me perguntando, “será que aos 24 anos eu era tão infantil assim?”.


🤔 O que me fez pensar ~ nesse exato momento ~ que faz sentido ela ser assim, afinal, ela era uma mimadinha, “netinha de vovô” até então, totalmente alienada aos perrengues da vida adulta. Porém, falando de forma crítica, a autora acertou nessa característica da protagonista.


Sem contar que Max e Alicia tinham um furo muito grande na comunicação deles, em vários momentos a gente viu a Alicia inventar mentiras ou omitir informações ao invés de tomar decisões adultas e sinceras pra ela mesmo, diga-se de passagem. ⚠️ Spoiler: Isso fica mais evidente, na grande discussão e separação do casal; o ruído de comunicação é do tipo “namoro adolescente”, sendo que eles tem 28 (Max) e 24 anos (Alicia).

Paralisei, assustada, ferida com suas conclusões precipitadas. Se ele ao menos me deixasse terminar…

Claro que, numa boa história existe a parte em que os protagonistas evoluem. Claramente o Max, com a Alicia, saiu um pouco da sua zona de conforto; aquela em que tudo é perfeito, todas as regras têm que funcionar perfeitamente e etcétera e tal.


E, mesmo ainda tomando algumas decisões infantis sua vida pessoal, Alicia mostrou que também cresceu em pouco tempo. No meio dessa confusão toda, ela consegue se provar bem inteligente e disposta quando surgem alguns “probleminhas” na L&L Cosméticos, mesmo que ela não tenha total consciência do quanto ela é uma boa líder, acaba sugerindo soluções práticas e rápidas.


O que, de certa forma, reforça uma coisa que o avô dela diz no início do livro, sobre ela ter boas ideias ~ e que eu duvidei, parecia mais que o Sr. narciso tava mesmo é puxando o saco da neta ~, mas que aplicava mais para fazer coisas erradas/traquinagens.


Eu também preciso abrir dois parênteses:


1️⃣ A conexão entre Narciso e Alicia permanece intacta, e até mais forte, depois da morte do avô.


Sinais foram dados como quando muitas vezes Alicia tinha “sonhos” muito reais com seu avô ainda cuidando e protegendo ela, além do aparecimento da borboleta azul. Alicia não gosta de borboletas, de nenhum inseto na verdade, mas uma borboleta azul vinha constantemente à ela e a Max.


📌 Nota: É de consenso geral que a borboleta é frequentemente associada à transformação, renovação e esperança. E ~ dando um Google ~ no espiritismo, a borboleta azul pode ser interpretada como um sinal de que um ente querido falecido está presente e enviando mensagens de amor e proteção. Ela também pode representar a evolução espiritual e a superação de desafios.


No decorrer da leitura, esses sinais não foram colocados de forma desrespeitosa ou insistente no enredo ~ falo isso porque o assunto religião é bem sensível e pode levantar barreiras ~. Também gostei como a autora encerra o livro com um “último sonho” com o avô Narciso e uma bela mensagem sobre amor paternal.

— Não existe amor maior do que o de um pai por sua filha, ainda que ela não seja biologicamente sua - ele sorriu. Um sorriso pleno, feliz. — Eu te amo, Alicia, como avô, como pai. Um amor absoluto, que não morre nunca, nem quando o corpo se extingue.

2️⃣ Não podemos ignorar que Alicia conheceu a família de Max.


Apesar de uma família pequena, apenas quatro, é bem agitada e que abre um espaço bem divertido na leitura. E preciso dizer que Marcus, o irmão caçula de Max, é o melhor que nós temos.


 

Então é isso! Procura-se um Marido é a comédia romântica perfeita, com aquele toque de mistério que a Carina Rissi sabe fazer tão bem.

— Eu te amo, Max. Você não faz ideia do quanto eu te amo.

💍 💍 💍 


🎬 Adaptação

⭐⭐⭐⭐


📷 AdoroCinema

Quando estava fazendo a resenha, descobri que tivemos uma adaptação de Procura-se um Marido. Como estava com a cabeça fresca, assim que terminei o livro fui ver.


E já no Trailer eu não gostei de várias mudanças 😂 Mas como Camila Queiroz e Klebber Toledo são casadas na vida real e um casal que tem minha simpatia ~ mesmo que eu não acompanhe a vida deles ~ decidi continuar e assistir o filme…


… E bom…













📚 Extra


Como eu já disse, a família do Max é maravilhosa, mas Marcus é o melhor!


Apesar de ainda um garoto, ~ quando você tem mais de 30, 18 anos ainda é uma criança 😂 ~ Marcus tem um jeitinho único e cativante nas poucas passagens em Procura-se um Marido.


E é por isso mesmo que Mentira Perfeita foi escrito. Em 2016, Carina Rissi lançou o spin off que conta a história de amor de Marcus, irmão caçula de Max.


Eu ainda não li e não tenho certeza se vou ler ~ já que a temática principal é, de novo, "casamento de mentirinha" ~, mas com certeza vocês vão saber se eu decidir ler 😊




📖 Sinopse:  Neste O spin-off de Procura-se um marido, acompanhamos Júlia, ela não tem tempo para distrações. Uma moça brilhante e que sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado.


Essa falta de tempo para o amor é algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a tia teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for.


Júlia faria qualquer coisa – qualquer coisa mesmo! – por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre… E então o milagre acontece: Berenice se recupera – e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha.  Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil?


É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, ele quer sair de casa e morar sozinho, mas o rapaz convive com as sequelas de um acidente e seus pais protetores são totalmente contra a ideia. A não ser que tenha uma companhia que possa cuidar dele.


Um acordo com Júlia parece ser a solução. Ambos precisam mentir para suas famílias em prol de um bem maior. Marcus seria o noivo de Julia e ela sua cuidadora. Com o tempo ele conseguiria mostrar aos seus pais sua capacidade de ser independente e ela terminaria os relacionamento aos poucos, presevando a saúde de sua tia.


O plano perfeito, a mentira perfeita. O que ambos não contavam é que a atração entre eles cresceria a cada dia, podendo se transformar em algo maior ainda.


Cheio de personagens cativantes e diálogos bem humorados Mentira perfeita é um romance doce, engraçado e com pitadas de paixão, capaz de conquistar o coração dos fãs mais exigentes.


 
Sobre a autora

Carina Rissi é uma escritora brasileira conhecida por seus romances divertidos e envolventes.


Com seu estilo único, ela conquistou uma legião de fãs e se tornou uma das autoras mais queridas do público jovem adulto.


Seus livros são repletos de romance, humor e reviravoltas inesperadas, transportando os leitores para universos encantadores e apaixonantes.


💍 💍 💍



Procura-se um Marido • Carina Rissi

📖 Sinopse: Em Procura-se um marido conhecemos a jovem Alicia, uma jovem que sabe curtir a vida. Ela já viajou o mundo, adora uma balada e é louca pelo avô, um bem sucedido e rico empresário, que é sua única família.


Mas seus planos de continuar a viver uma vida sem preocupações acabam de maneira repentina. Seu querido avô morre e Alicia tem que lidar não só com a tristeza da perda, mas também com as termos do testamento deixado por ele.


Sua vida começa a virar de cabeça para baixo quando ela fica sabendo que seu amado avô a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império - a não ser, é claro, que esteja devidamente casada.


Ela se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. No testamento também consta que Alicia tem um cargo vitalício disponível na empresa do avó, então ela decide trabalhar, e não se submeter ás condições do casamento. Só que com o cargo de Assistente não consegue nem pagar a gasolina do seu Porshe. Além disso, seus colegas de trabalho estão cada dia mais hostis.


Cansada das pequenas dificuldades que encontra a cada dia, Alicia decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel.


Diversos candidatos respondem, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneira que ela jamais imaginou.


Cheio de humor, paixão e aventuras intensas, Procura-se um marido tem personagens incríveis e muito bem construídos, que evoluem emocionalmente ao longo da história, tenha certeza de que você será fisgado até a última página.


Posts Relacionados

Ver tudo
Perdida – Carina Rissi

Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera...

 
 
 

Comentários


bottom of page