top of page
Foto do escritorKaren Calazans

Para Onde Ela Foi – Gayle Forman

Atualizado: 12 de abr. de 2020

Sinopse: Em um piscar de olhos, tudo muda. Mia não tem nenhuma lembrança do acidente, mas vê seu corpo em meio aos destroços do carro, ao lado dos pais e do irmão.

Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida e recordar seu passado feliz, pensando no que perdeu, no que deixou para trás.

Recebendo a visita de amigos, de parentes e do namorado, Mia se depara com um futuro desconhecido. Ela precisa tomar a decisão mais difícil de todas: se ainda vale a pena ficar ou se deve partir para sempre.

Comemorando 10 anos de lançamento, Se eu ficar se mantém como uma história atemporal sobre dor e esperança, amor e memória, e sobre as escolhas que devemos fazer quando tudo parece perdido.


Título: Para Onde Ela Foi – Se Eu Ficar #2 🔹 Autor (a): Gayle Forman 🔹 Editora: Novo Conceito 🔹 Ano: 2013 🔹 Páginas: 240 🔹 Classificação: 4/5


Autora do best-seller Se eu ficar, Gayle Forman dá continuação na história de amor e superação de Mia e Adam em Para Onde Ela Foi.


Devido a um acidente de carro Mia Hall fica muito debilitada e passa por diversas cirurgias, mas escolhe viver mesmo depois de perder seus pais e o irmão mais novo. Apesar de tudo, ela escolhe ficar com seu primeiro e único amor, Adam Wilde.


 

– Olha, não estou tentando diminuir ninguém ou reabrir feridas. Só estou querendo entender a mudança. Na música. Nas letras. Na dinâmica da banda. – Ela me dá um olhar compreensivo. – Todos os sinais apontam para você como o responsável por isso. Página 19

Todos sabiam que não seria fácil, perder a base familiar num acidente trágico, ser a única a sobrevive, além das dificuldades que viriam na adaptação após tantas cirurgias. Mas Mia resistiu, não desistiu do seu sonho e seguiu com a vida. Juilliard e seu amor pela música acabou sendo a maior das motivações.


Quem não conseguiu lidar muito com a vida mesmo foi Adam. Após se mudar para Nova Iorque, Mia se afasta do namorado que não entende por que ela tomou essa decisão sem ao menos dar um a justificativa. Meses passam e Adam não tem notícias de Mia e acaba se entregando à solidão e abandono. Volta para a casa dos pais, deixa de lado a banda… a ausência de Mia acarreta a regressão em todos os âmbitos na vida de Adam.


Mas eu sempre paro de fantasiar as desculpas dela por ter ido embora. Mesmo que ela não saiba, só fez o que eu disse a ela que poderia fazer. Página 91

Após uma visita inesperada de Kim, melhor amiga de Mia, Adam consegue se reerguer e numa mistura de dor e raiva cria mais de dez músicas. Ali renascia a Shooting Star, e mais que isso, o nome de Adam vai ficar conhecido em todo o mundo.


Em três anos, a banda e Adam estão bem diferentes. Apesar de todo o sucesso que eles têm, o vocalista e membro principal sobre com ansiedade, ataques de raiva e mesmo com namorada top model e atriz, ele vive na esperança de rever Mia.


Mas quem diria que às vésperas do início de sua maior turnê, depois de um dia muito ruim, Adam iria dar de cara (literalmente) com um conserto de nada mais, nada menos que Mia Hall.

Diante daquela oportunidade, Adam não resiste a ver Mia tocar mais uma vez. E é exatamente, até melhor, do que ele esperava. Surpresa mesmo é, ao final do recital, ele ser convidado a ir para o camarim da estrela da noite.


Em um pouco menos de 24 horas Adam e Mia falam e fazem tudo o que estava engasgado durante aqueles três terríveis anos, para os dois. Uma madrugada intensa e longa, expondo todas as mágoas, todas as dúvidas e lacunas. Tudo sendo posto a mesa.


– Você me fez ficar – ela disse baixinho, e quase sumiu no vento e no transito, e eu não tenho certeza de que a ouvi. Mas ela repetiu mais alto dessa vez: – Você me fez ficar! Página 160


Quando Mia estava em coma, Adam implorou para que ela ficasse, para que ela também não fosse. Sua súplica foi tão forte, tão desesperada que ela ficou, mas ela não era a mesma. Ela não poderia ser a mesma, principalmente depois de entender o porquê de ter ficado.


Entendi agora. Tenho de honrar minha promessa. Deixá-la ir. Deixá-la ir realmente. Deixar nós dois irmos. Página 162


Mas é claro que um amor como o de Mia Hall e Adam Wilde não poderia acabar daquela forma. Eles tiveram uma segunda chance e agora tem uma terceira. Os dois não podem negar que um faz parte da história e motivação do outro. Adam está disposto a acompanhar Mia. Mia está disposta a apoiar Adam. E principalmente para ele, esse reencontro o tirou da beira do abismo que ele estava já há três anos.


Ela inspira o ar e faz uma careta. – Então, Adam Wilde aparece no Carnegie Hall na maior noite da minha carreira, e parece mais que uma coincidência. Parece um presente. Deles. Para meu primeiro recital na vida, eles me deram um violoncelo. E, para este, me deram você. Página 194

 

 

📚☕ Concluindo…


Desde o primeiro livro que eu não tenho palavras para descrever o trabalho de Gayle Forman. Apesar de Se Eu Ficar ser mais intenso e trabalhar mais fortemente as emoções, a continuação despertou novos sentimentos.


Impossível não ficar curioso com o desfecho da história de Mia, mas a autora quebrou todas as expectativas. Em Para Onde Ela Foi, a atenção está toda em Adam. O livro é contado sobre a sua perspectiva, a gente vê mais do passado dele quando os pais e irmão de Mia ainda estavam vivos e como ele ficou na ausência da namorada.


As 24 horas que os dois tem para catar e colocar cada pedacinho, a forma como revela que Mia sabia da promessa de Adam, todo o enredo foi bem colocado e revelado de maneira encantadora.


Minha nota é 4 de 5 porque é triste saber que é o último, porém não se preocupem, a história foi muito bem finalizada.


Este é nosso novo compromisso. Página 216


 

📚☕ Conheça mais sobre a série Se Eu Ficar:

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page