top of page
Foto do escritorKaren Calazans

P.S. Ainda Amo você – Jenny Han

Atualizado: 19 de abr. de 2020

Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.


Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em P.S.: Ainda amo você, ela tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.


Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.


Título: P.S. Ainda Amo Você – Para Todos os Garotos que Já Amei #2 🔹 Autor (a): Jenny Han 🔹Editora: Intrínseca 🔹 Ano: 2016 🔹 Páginas: 304 🔹 Classificação: 5/5


No livro Para Todos os Garotos que Já Amei, Lara Jean termina apaixonada por seu namorado de mentirinha, Peter Kanvisky, porém eles acabam separados depois de uma briga.

 

P.S. Ainda Amo Você começa do jeitinho que o título insinua. Por causa da fofoca que fizeram deles na escola, Lara Jean decide terminar com Peter no dia do Natal, ainda assim, seu coração dói por causa da separação, principalmente sabendo que um gosta do outro.


Apesar de estar acostumada a fazer “cartas de despedida”, Lara Jean escreve uma verdadeira carta de amor, com direito a desculpas para Peter. Suas irmãs, Kitty e Margo, incentivam a entregar a carta pessoalmente. Assim, no dia de Ano Novo, Lara Jean vai até a casa do amado e (com um tanto de drama) entrega a carta e eles reatam o namoro 🎉


Com um novo contrato, Peter e Lara Jean agora fazem a coisa certa: sem mentiras, sem outras pessoas. Só que claro que alguma coisa tem que dar errado e, na verdade, é uma pessoa: Genevieve.


Lara Jean e Gen eram muito amigas quando mais novas, porém no final do ensino fundamental, logo após Genevieve e Peter começarem a namorar, elas se afastaram, sem ao menos Lara Jean imaginar o porquê.


(…) Peter tem razão. Eu posso já tê-la conhecido, mas não a conheço mais. (Página 73)


Agora que Lara Jean está com o Peter, ela se torna a ameaça para Gen. E, claro que ela sabe o quanto que a ex-amiga é vingativa. Certamente a garota não imaginaria que as coisas chegassem a um nível tão baixo.


No dia da viagem para o parque de esqui, Peter e Lara Jean deram uns “amassos” no ofurô, isso na época foi uma titi já que um certo alguém (…) viu os dois juntos e espalhou que eles haviam transado na ocasião – que diga-se de passagem foi a fofoca que “terminou” com o romance no primeiro livro. Agora a história volta a tona em forma de vídeo; o mesmo “alguém” que espalhou a fofoca na época, filmou e agora está em toda e internet e todos sabem que está na gravação.


Não só a humilhação de ter um vídeo intimo circulando na internet assusta Lara Jean, como o fato de seu atual namorado ainda estar muito presente na vida da ex-namorada. Esse fato gera muitas intrigas e discussões entre o casal. Para acrescentar a dose de ciúmes, o cara da única carta que Lara Jean não obteve retorno, aparece.


No contrato, dissemos que sempre contaríamos a verdade um para o outro. Dissemos que nunca partiríamos o coração um do outro. Então acho que ele não cumpriu sua palavra duas vezes. (Página 217)


John Ambrose McClaren é um antigo amigo do oitavo ano. Antes de gostar de Peter, Lara Jean teve uma queda pelo garoto e agora essa paixonite está de volta. O que ela não esperava que essa fosse uma paixão mútua. Era na época, e da parte de John, ainda é.


Eu tinha esquecido a carta, o quanto o desejei ardentemente. O quanto eu tinha certeza, certeza absoluta, de que fomos feitos um para o outro. A lembrança dessa certeza me abala; me deixa perturbada e até insegura. À deriva. O que havia nele que me fez ter tanta certeza? (Página 163)

 

📚☕ Concluindo…


Quando você lê o título e a sinopse a primeira coisa que você imagina é que Lara Jean vai reencontrar um antigo amor (platônico, claro) e ficar com ele. Mais uma vez, Jenny Han nos surpreende e sua história se torna muito mais do que título e sinopse.


Ao contrário do primeiro livro, P.S. Ainda Amo Você permaneceu satisfatório para mim durante toda a leitura. Tirando, claro, a personalidade e algumas atitudes que a protagonista toma que me deixaram bem chateada/entediada. Porém, quero deixar claro que essa minha opinião é baseada na minha própria personalidade e eu fico insatisfeita por serem atitudes que normalmente EU não tomaria.


Ainda assim, percebe-se que do primeiro para este livro, Lara Jean evoluiu, amadureceu e no que se trata “primeiro namorado” muitas garotas (e até garotos) se enxergarão nela ou em tais situações.

Então pego a mão dele e a coloco no meu peito, sobre o coração.

– Você tem que cuidar bem dele, porque é seu. (Página 298)

 

📚☕ Conheça mais sobre a série:

留言


bottom of page