top of page
Foto do escritorKaren Calazans

O doador de Memórias #1 - Lois Lowry

Atualizado: 31 de mai.

Ficção | Título: O Doador de Memórias # 1🔹 Autor (a): Lois Lowry 🔹 Editora: Arqueiro 🔹 Ano: 2014 🔹 Páginas: 192 🔹 Classificação: 3/5

Com mais de 30 livros publicados, a americana Lois Lowry já recebeu diversos prêmios por sua obra. Conhecida por escrever sobre assuntos difíceis e temas complexos em obras para o público infanto-juvenil.


O Doador de Memórias é o primeiro livro de uma trilogia. Apesar de a cada livro apresentar um novo protagonista, as histórias se cruzam em determinados pontos, tendo em vista que os três livros acontecem na mesma era futurística.

 

Entre o que as coisas aparentam ser e o que realmente são há uma grande diferença.

Jonas possui uma vida perfeita: em sua sociedade tudo está em seu devido lugar e todos são guiados para ter o destino planejado. Uma sociedade tão harmônica e equilibrada que passou por um processo árduo e muitos foram sacrificados, mas ela se mantém por conta disso e ninguém questiona o que aconteceu ou acontece.

Jonas vive com seus pais e sua irmã. Apesar de ser considerada uma família, todos os membros são escolhidos conforme compatibilidade, até porque essa é uma sociedade que desconhece o significado, e até mesmo a sensação, de sentimentos ou emoções. É uma sociedade que não possui memória.

Os sentimentos são só sentimentos, estão na superfície; Mas as emoções são profundas, primitivas, se prolongam.

Ao completar 12 anos todos os jovens participam de uma celebração que irá definir qual será o seu destino, qual será o seu papel na sociedade. Por isso, esse momento é muito aguardado por Jonas. E é a partir desse momento que tudo passa a mudar.


Jonas é um garoto especial. Dentre tantos, ele é escolhido como o próximo “Recebedor”. Ele passa a ser um membro muito importante na sociedade, pois ele é agora incumbido por receber as memórias do mundo anterior ao conhecido e ficará responsável por guardá-las quando o atual Guardador deixar de exercer sua função.


De fato, esse é um cargo interessante e por vezes pesado. Entender tudo o que aconteceu antes, ter noção do que foi apagado, alterado e escondido da sociedade.

Jonas tem uma nova missão agora.

Quando não existem memórias, a liberdade é apenas uma ilusão.

 

📚 Concluindo...

O primeiro livro da trilogia O Doador de Memórias não é algo que surpreendente. O livro possui uma linguagem simples, a leitura também é leve e rápida, porém o enredo não é um dos mais atraentes.


Em livros que apresentam uma sociedade utópica tudo pode acontecer, mas parece que neste tudo é previsível demais e monótono demais, até mesmo quando a autora quis deixar um “toque de ação”.


Ao final do livro restaram mais dúvidas do que respostas. Geralmente, para uma trilogia, isso é um ponto positivo, pois desperta a curiosidade no leitor, instigando a continuar a sequência. Infelizmente não foi exatamente essa a minha sensação ao final do primeiro livro.


 

Sinopse: Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.


Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.

Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.


Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Comentários


bottom of page