Romance • New Adult • Cenas 🔥 | 📘 O Beijo da Neve • Autor (a): Babi A. Sette • Editora: Verus • Ano: 2023 • Páginas: 392 • Avaliação: ⭐ ⭐ ⭐
O Beijo da Neve gira em torno de Nina Morgana Allen More, uma patinadora incrível, mas que vive altos e baixos na vida profissional e pessoal.
Depois de "perder" o namorado e parceiro de patinação por conta de uma lesão no joelho e ver sua irmã mais nova consumida pelo câncer, Nina é obrigada a ficar parada por alguns anos.
Justamente quando está pronta para se dedicar a patinação e esfregar na cara de Justin, ex namorado e parceiro, tudo o que ele merece, um fantasma ~ quase que literalmente ~ do passado volta com uma proposta indecente e um tanto suspeita para desestabilizar ~ ou não~ essa nova fase da sua vida.
Era uma vez um lorde do inverno que enfeitiçou meu coração e minha alma sem nem ao menos saber disso. E agora? Agora eu preciso de um beijo da neve para não morrer de amor.
❄️ ❄️ ❄️
Enquanto se divide entre a tentativa de retornar às competições, com treinos intensos, e a necessidade de pagar as contas, Nina recebe a oportunidade de um trabalho como babá que parece ser a solução perfeita.
Pelo menos era o que ela pensava, até descobrir a identidade do seu empregador: o ex-patinador olímpico Elyan Bourne Kane, que, após um desaparecimento de cinco anos, ressurge de repente em sua vida.
O que para ele seria apenas uma babá “colorida e solar” ~ um contraste gritante com sua frieza e guarda-roupa sóbrio ~, para Nina representa o retorno do seu antigo crush, por quem ela agora nutre um profundo rancor.
Na adolescência, ela era apaixonada por ele, mas, ao tentar se aproximar e entregar um presente feito com carinho após uma competição, foi humilhada e se tornou meme na internet. Essa experiência dolorosa gerou um ódio intenso em Nina.
📌 Nota pessoal: para início de conversa dizer que o casal de protagonista é enemies to lovers é mentira. A raiva e o rancor que Nina nutre por Elyan, após a humilhação que sofreu em seu primeiro encontro, não parecem vir do fundo do coração. Para mim, ela nunca deixou de ser apaixonada por ele.
Mas agora, Nina, com seus 20 e poucos anos, vai trabalhar como babá de final de semana na casa de Elyan, cuidando de seus dois irmãos menores, Jules e Robert.
— Estou tendo que lidar com tudo sozinho. Eu nunca me dei bem com o meu pai, as escolhas dele me davam nojo. E a única coisa que me fazia frequentar escassamente a casa dele nos últimos anos eram os meus irmãos.
Nina começa a trabalhar sem saber o que de fato está acontecendo com a família, mas, como ela se apega emocionalmente às crianças com muita facilidade ~ e, mais uma vez, eu acho que ela nunca chegou de fato a odiar Elyan como ela diz que odeia ~, acaba aceitando a proposta mais louca que já recebeu na vida: casamento. De mentira. Com Elyan Kane.
Apesar da resistência que sinto em aceitar um casamento que não vale nada, em fingir que sou esposa de um cara que provavelmente nem gosta de mim, minha maior resistência colocar uma aliança falsa no dedo é que, se eu falhar depois de tudo que vou ter acesso, não vai haver desculpas e nada que me apoiar para continuar tentando, acreditando.
Apesar das emoções conflitantes, Nina não pode perder a oportunidade de perseguir seus sonhos na patinação. Afinal, junto com a proposta de casamento veio a oportunidade de ter uma equipe inteira à sua disposição para ajudá-la a treinar e alcançar seus objetivos profissionais.
E com um misto de medo e sentimentos contraditórios, Nina e Elyan começam o seu "romance falso".
Entre as fascinantes auroras boreais do Canadá, um castelo com fama de mal-assombrado e as pistas de patinação, os sentimentos que os dois tentam esconder vão ficando cada vez mais palpáveis ~ literalmente.
Outros flocos caem no meu casaco e no meu rosto e nos meus lábios e eu sorrio. Estou sendo beijada pela neve pela primeira vez, neste lago.
☕ Avaliação:
⭐ ⭐ ⭐
Preciso dizer que roxo é minha cor favorita e essa capa é tudo 💜 Mas, infelizmente, só a capa mesmo fez meu coração bater mais forte!
Adorei a temática de patinação trazida por Babi Sette ~ inclusive, há pouco tempo vi uma série com esse tema, então eu já estava ligada nas técnicas 😁 ~, mas a história como um todo e, principalmente, o desenvolvimento (ou a falta dele) dos protagonistas me fez tirar duas ⭐ na minha avaliação final.
Ele me olha dentro dos olhos e eu enxergo um fundo azul intenso e proibido, selvagem e tempestuoso. Então, ele me deixa entrar ainda mais fundo, passar pelas camadas mais difíceis, pelas nuvens densas, e chegar nas azul pacífico, entregue, calmo, seguro.
É uma história que tem de tudo: romance, com muitos clichês 🖤, alguns gatilhos, drama, cenas quentes 🔥, e também um pouquinho de tom cômico ~ embora esse último tenha sido, para mim, totalmente forçado.
📌 Leitores que amam referências vão adorar ver os livros mais hypados e os clássicos sendo citados no meio da história.
Infelizmente, a construção da personalidade e da história da Nina não me atraiu, e logo no início já teve dois pontos que me irritaram bastante.
A história começa com uma Nina por volta dos seus 16 anos, e a gente sabe que nessa idade somos bobinhas mesmo, então é compreensível ela ter se sentido mal com todo o sentimento de frustração e humilhação depois do encontro desastroso com seu amor platônico ~ ainda mais com a questão da disseminação rápida da internet, transformando-a em meme e piorando a situação.
Minha percepção era de que a autora iria construir uma patinadora profissional, mas logo de cara a gente vê que a Nina encarava essa carreira mais como hobby do que como algo sério. E, por mais que lá no meio do livro o ex-namorado e parceiro se mostre ainda mais babaca, no primeiro momento não dá para criticá-lo por ter terminado com ela, embora pudesse ter encerrado a parceria e o namoro de outra forma ~ mas quando isso acontece, a gente vê uma Nina tão imatura e sem perspectiva como profissional que passamos a ignorar o cara, por mais babaca que ele seja.
De fato a gente vê uma protagonista com força de vontade e que quer quebrar barreiras, mas ficou faltando amadurecer a personagem, porque mesmo com o passar dos anos, é como se víssemos na Nina de 23 anos ainda a Nina de 16 anos. E nem vou falar do Elyan.
Realmente não consegui me envolver ou simpatizar com a personalidade deles, e nem como casal consegui sentir química. Isso, somado ao enredo, me desmotivou bastante na leitura, já que tudo o que aconteceu foi uma sequência de clichês previsíveis e sem emoção. Tudo o que envolvia Nina e Elyan era completamente previsível e sem graça.
Outro ponto que me desmotivou ~ e isso não é uma falha na construção da história, mas uma frustração pessoal ~ é ver autores brasileiros criando personagens estrangeiros e ambientando as histórias em outros países.
#FICAADICA aí, autores nacionais!
No caso, a história se passar no Canadá faz sentido, claro, mas com certeza eu sentiria meu coração mais quentinho se pelo menos um dos protagonistas fosse brasileiro. A autora até inseriu, de forma aleatória, uma brasileira, mas nada significante.
A história foi escrita em primeira pessoa, toda sob o ponto de vista da Nina. Isso não foi exatamente um motivo para tirar ⭐, mas acredito que seria mais interessante se o Elyan também fosse narrador. Principalmente porque a autora tentou dar um ar misterioso e maduro a ele, mas ficou só na tentativa, até porque na perspectiva de uma personagem infantilizada não dá para criar um homem genuinamente sombrio.
Comprei O Beijo da Neve atraída pela sinopse e amando a capa. Não cheguei a buscar resenhas ou resumos sobre o livro, e não me arrependo da compra, pois gosto de fazer novas descobertas e conhecer novos autores, especialmente os nacionais.
Gostei da escrita da Babi Sette e, apesar de ter ficado irritada com o enredo e os protagonistas, é uma leitura bem fluida. Quem gostar do início da história com certeza vai devorar o livro rapidinho.
Espero ler outros títulos da autora, mas da próxima vez vou procurar resenhas antes para ver se vou gostar mais.
Sobre a autora
Babi A. Sette nasceu em São Paulo e, ainda criança, viveu em quatro estados diferentes do Brasil, o que com certeza alimentou seu espírito aventureiro.
Apaixonada por viagens, Babi explora culturas e paisagens diversas, e suas experiências pessoais frequentemente inspiram os cenários dos seus romances. Ela acredita que cada lugar que visita deixa marcas profundas, uma troca que se reflete em suas histórias.
Formada em Comunicação Social, Babi também é fascinada por psicologia e comportamento humano, e esses interesses permeiam suas narrativas, que costumam mergulhar nas emoções e complexidades dos personagens.
No mesmo universo de O Beijo da Neve, a autora está lançando em 2024 Sapatilhas de Gelo ~ protagonizado por Natalie e Lucas, irmão da Nina, que já conhecemos em O Beijo da Neve.
❄️ ❄️ ❄️
📖 Sinopse: Nina e Elyan são patinadores mas as semelhanças terminam por aí. Ela irradia alegria, enquanto ele tem um coração de gelo… Mas a química entre os dois é capaz de derreter tudo pelo caminho. O beijo da neve é mais um emocionante romance de Babi A. Sette, autora de Senhorita Aurora.
Nina é uma jovem patinadora que ficou afastada das pistas por questões familiares. Agora, ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos intensos e trabalhos que paguem as contas.
As coisas ficam ainda mais complicadas quando o patinador olímpico Elyan Kane – um cara frio e intenso, que desapareceu por cinco anos, após a morte trágica de sua parceira no esporte -, surge com uma proposta irrecusável para Nina.
O que Elyan não sabe – e, se depender de Nina e dos deuses hindus e irlandeses de suas avós, nunca saberá – é que na adolescência ela nutria uma paixão platônica por ele. E que o primeiro encontro entre os dois resultou em uma enorme desilusão para a garota.
Apesar das emoções conflitantes, Nina não pode perder a oportunidade de perseguir seus sonhos na patinação, mesmo que isso signifique lidar com a presença irritante de Elyan e com aqueles olhares longos e penetrantes, que vêm fazendo uma bagunça em seu coração.
Entre as fascinantes auroras boreais do Canadá, um castelo com fama de mal-assombrado e as pistas de patinação, eles enfrentarão obstáculos, medos e sentimentos contraditórios. E tentarão provar que a paixão – pela patinação e talvez por alguém que está bem ao lado – pode superar qualquer adversidade.
Kommentarer