top of page
Foto do escritorKaren Calazans

[RELEITURA] Hush Hush • Becca Fitzpatrick

Atualizado: 28 de ago.

Jovem adulto | 📘 Hush Hush • Sussurro #1 • Autor (a): Becca Fitzpatrick • Editora: Intrínseca • Ano: 2010 • Páginas: 264 • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
 



A primeira vez que eu li essa série foi em 2013. Foi meramente impossível não ficar encantada com o bad boy com um toque “angelical” criado pela autora.


10 anos depois eu pensei “impossível me sentir daquele jeito” e foi assim que a primeira releitura de 2024 voltou a ser meu vício.


Minha adolescente interior está vibrando ~ e o que deveria ser apenas uma releitura no mês, virou quatro. Afinal, eu tenho todos os livros da série Sussurro e precisava continuar.





📚 Atualização:


Em 2018 houve boatos de que Hush Hush ia ganhar uma adaptação cinematográfica.


Na época, a própria autora publicou em seu Twitter afirmando que seria gravado na Cidade do Cabo. Também foram divulgados que Liana Liberato (Confiar) e Wolfgang Novogratz (Assassination Nation) tinham sido escalados nos papéis principais, com direção de Kellie Cyrus, de Diários de um Vampiro.


E teve outros boatos, incluindo produção pela Nickelodeon e outro pela o Paramount +.

Nada feito.


Todos os livros que eu amei demais, como é o caso desse, geralmente as adaptações foram horrorosaaaaasss. Mas, ainda assim, eu gostaria de assistir um filme com Patch Cipriano 😈


▾ ▾ ▾


Seus olhos negros me atravessaram e os contos de sua boca ergueram. Meu coração parou por um segundo e, naquela pausa, um sentimento sinistro e desesperador pareceu me envolver como uma sombra. Passou depois de um segundo, mas eu continuava encarar-lo.

Mais um ano letivo começa na escola e Nora está tranquila que sua vida vai seguir o fluxo que vem seguindo. Mesmo que no último ano, com a morte repentina do seu pai, as coisas tenham se tornado um pouco mais sensíveis.


Sua vida é bem tranquila, mesmo que sua ~ única ~ melhor amiga, Vee, goste de algumas aventuras vez ou outra. Mas toda essa “normalidade” começa a fugir do controle quando Patch entra em sua vida.


Seu novo colega de biologia é cheio de sexy appeal e mistério. Duas características que nunca chamaram sua atenção num garoto. Na verdade, ao contrário de Vee, Nora nunca se interessou por garoto nenhum.


E cada vez que ela se aproxima dele, mais envolvida ela fica ~ no sentido romântico e em problemas também.

Por me fazer ficar louca por ele quando eu sabia que aquilo era errado. Ele era o pior tipo de erro. Era um erro tão grande que parecia certo, e aquilo me deixava completamente fora de controle.
 

Nora é uma estudante que podemos chamar de nerd. Não perde aulas, entrega os trabalhos sem falta. E até mesmo sua vida fora da escola é tranquila, sempre andando na linha, mesmo com as viagens constantes da mãe, que teve que arrumar um emprego que pagasse melhor após o assassinato do pai.


Sua vida literalmente vira de cabeça para baixo quando Patch entra no seu caminho. Um “garoto” na medida certa: fisicamente atraente, sarcástico e com pinta de bad boy misterioso ~ a ponto de instigar Nora a ir atrás para descobrir toda e qualquer informação.

O único porém é que isso não era bem verdade. Eu adorei o que vi. Músculos longos e esguios nos braços, ombros largos, mas relaxados, e o sorriso que era meio debochado, meio sedutor. Estava difícil convencer a mim mesma de que deveria ignorar algo que já começava aparecer e irresistível. — Você admite que fez isso de propósito? — Isso? — Isso… Me provocar. — Diga "provocar “de novo. Sua boca fica provocante quando você diz isso.

Eu não vou falar aqui dos antagonistas porque vai ser um spoiler muito grande ~ e eu amo spoilers ~, mas especificamente em Hush Hush o suspense sobre os antagonistas é o que torna a história tão empolgante. E isso já é uma dica ótima 😉


Além dos protagonistas e antagonistas, vemos muito pouco dos outros personagens, incluindo a mãe de Nora.


Sua melhor amiga, Vee, é a personagem secundária que tem maior destaque ~ e cá entre nós ~ é bem chatinha. Mas até que é uma chatinha que faz sentido para o enredo do livro. Ela fica no meio do muro, entre o infantil e o vulgar, no sentido “garota extremamente desesperada por garotos”.


Inclusive é esse “desespero por garotos” o gatilho do climax do livro. Como se trata de um livro juvenil faz sentido a autora ter ido por esse lado. O fato de destacar essas características da Vee, acabamos tendo a impressão de ser uma garota sem conteúdo. Mas também preciso pontuar a sua lealdade à Nora.


Eu sei que se for se basear pelos trechos que eu escolhi do livro, o primeiro pensamento é que se tratar de um new adult. A maioria das citações possuem duplo sentido. Mas essa é a melhor parte do livro: a química que a autora criou entre os personagens é perfeita.


Apesar da ingenuidade e pouca experiência de Nora, dá para voltar àquela época que a gente dava uns beijinhos nos garotos “errados”.

— O que você vai fazer domingo à noite? Minha respiração saiu com um ronco. Acidentalmente. — Está me convidando para sair? — Você está ficando atrevida. Gosto disso, Anjo.

Em Hush Hush, Becca Fitzpatrick desenvolveu uma história fluída e cativante, os eventos se sucedem de forma natural, sem parecerem forçados ou truncados.


Apesar do livro ter um número relativamente pequeno de páginas em comparação com a densidade dos acontecimentos, a autora habilmente conduz a narrativa, desde o momento em que Nora e Patch se conhecem até o desfecho final.


Mesmo que narrado na primeira pessoa pelo ponto de vista de Nora, a escrita de Becca Fitzpatrick permite que a gente tenha um vislumbre dos sentimentos dos outros personagens.


Com uma abordagem descritiva intensa, a autora acaba fornecendo detalhes minuciosos sobre os eventos. Às vezes a leitura acaba se tornando um pouco cansativa para mim: com muitos detalhes, bem descritiva e com menos diálogos do que eu gostaria.


Mas esse acaba se tornando um detalhe beeem pequeno diante da fluidez que Becca construiu. Cada capítulo que termina, você quer saber o que vai acontecer. Somente isso que tenho para te dizer.


A leitura é tão envolvente, que em dois dias eu terminei o primeiro livro.


 

⚠️ Observação


Inclusive essa riqueza de detalhes me fez até pensar que Coldwalter, onde a história se desenvolve, é uma cidade real. Mas não é. Ainda assim, ao dar uma pesquisada, pude ver que Coldwalter ~ mesmo que uma cidade fictícia ~ no estado do Maine (EUA), possui características que lembram outras cidades do estado.


 

— Também está com um perfume gostoso — disse Patch. — Chama-se chuveiro. — Eu estava com olhar fixo para a frente. Como ele não respondeu, virei-me de lado. — Sabão. Shampoo. Água quente. — Nua. Sei como é.

Outro ponto que eu achei bom e ruim da escrita de Becca, é o uso da pontuação. Ela te obriga a parar e sentir suas palavras, mas isso também aumenta a ansiedade ~ HAHAHAHAHAHA.


É interessante observar que, mesmo encerrando bem a primeira etapa da história, deixando uma sensação de conclusão satisfatória, Fitzpatrick continua a desenvolver a trama, proporcionando aos leitores uma imersão ainda mais profunda no mundo dos personagens.


Conhecer mais sobre Patch se revela uma experiência deliciosa, acrescentando camadas à narrativa e mantendo o interesse ao longo da história.

— Interessado? Estamos falando sobre você. Estou fascinado.

 

☕ Avaliação

⭐⭐⭐⭐⭐


O primeiro livro da série leva todos os méritos, por isso mesmo se tornou um sucesso tão grande.


Com personagens cativantes, narrativa fluída e o toque certo de suspense, Hush Hush conquistou meu coração desde a primeira página. Mesmo após mais de uma década desde a primeira leitura, reler a série agora em 2024 só reforçou meu amor por ela, confirmando seu lugar especial na minha lista de favoritos 🖤


E se você quer saber porque ele é tão bom assim, eu te digo: atire a primeira pedra quem nunca gostou daquele romance com um toque de proibido?

— Vamos lá fora? — Ele me perguntou. Eu segui até a motocicleta. — Ainda temos muito que conversar — eu disse. — Conversar? — ele acudiu a cabeça, e os olhos cheios de desejos. Beijar sussurrou em meus pensamentos. Não era uma pergunta, mas um aviso. Ele abriu sorriso quando não protestei e abaixou a cabeça em direção a minha. O primeiro toque foi apenas isso — um toque. De uma suavidade tentadora, provocante. Nos lábios, e o sorriso de patch aumentou. — Mais? — perguntou. Enfiei as mãos em seus cabelos, puxando-o para mais perto de mim. — Mais.
 
Sobre a autora

Becca Fitzpatrick é daquelas que cresceu devorando livros de espionagem escondida sob o cobertor, sonhando em ser uma espiã irresistível.


Com uma formação em saúde, ela largou tudo para se aventurar na escrita.


E seu sucesso estrondoso veio com seu primeiro romance, Hush, Hush, que conquistou fãs pelo mundo todo rapidinho 🫶

▾ ▾ ▾

📖 Sinopse: Nora é uma menina responsável. Aos 17 anos, ela tira boas notas e sempre avisa à mãe aonde vai e o que está fazendo. Nem mesmo garotos a fazem perder o foco nos estudos. Até porque, apesar das tentativas de sua melhor amiga, Vee, de lhe arrumar um pretendente, ela nunca se interessou por ninguém na escola. Pelo menos não até conhecer Patch, seu novo colega na aula de biologia. Ele parece estar em todos os lugares e saber tudo sobre ela. Seu jeito ao mesmo tempo sedutor e perigoso faz com que Nora fique imediatamente intrigada. E encantada.


É então que eventos estranhos começam a acontecer. Um homem usando uma máscara de esqui salta diante de seu carro, seu quarto é invadido e aparentemente alguém está tentando matá-la. Nora não sabe em quem confiar. Quando Vee conhece dois novos rapazes e tenta arranjar um encontro, as coisas só pioram. Nora está assustada a maior parte do tempo. Patch é o da máscara de esqui? Ou será Elliot, o novo garoto com quem Vee quer que ela saia?


Em sua busca por respostas, Nora está prestes a se descobrir no centro de uma batalha ancestral entre seres imortais e anjos caídos - uma disputa que não se resolverá sem sacrifícios.

Commentaires


bottom of page