top of page
Foto do escritorKaren Calazans

Extraordinário – R.J. Palacio

Atualizado: 29 de mar. de 2020

Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Título: Extraordinário 🔹 Autor (a): R.J. Palacio 🔹 Editora: Intrínseca 🔹 Ano: 213 🔹 Páginas: 320 🔹 Classificação: 5/5

 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Confesso que fui bem preguiçosa para ler Extraordinário, mas quando percebi estava consumindo ele assim da mesma forma que um viciado depende da droga. Auggie chega devagarzinho e conforme você vai entendendo a sua história você vai se apaixonando mais ainda pelo personagem.


Este não é um garoto normal, e a anomalia que ele tem é mais complexa de qualquer uma que você já ouviu. Mesmo assim, não é sua aparência que te prende à leitura, e sim o extraordinário menino que você acompanha em seu primeiro ano na escola.


Auggie Pullman nasceu com uma deformação facial e desde que chegou ao mundo foi submetido a diversas plásticas para melhorar a aparência. Devido a isso não tinha muitos amigos e sempre era visto pela sociedade – e principalmente por outras crianças – como um “defeito de fabrica”, feio. Até então Auggie estudava em casa com a mãe, mas chega um momento que estudar em casa não está mais sendo o necessário.


O livro é basicamente narrado por Auggie, mas com alguns capítulos narrado por alguns amigos e familiares. Essa é uma leitura fácil, gostosa e divertida. Na verdade, mais que isso, é uma leitura que conseguimos simplesmente ver e sentir o extraordinário garoto que venceu o preconceito de beleza da sociedade, o extraordinário garoto que ensinou a gentileza…


Vamos criar uma nova regra de vida… sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário? Página 302

Comentários


bottom of page