top of page
Foto do escritorKaren Calazans

Depois do que aconteceu – Juliana Parrini

Atualizado: 24 de mai.

Sinopse: Prefácio de Camila Moreira, autora de O Amor não tem leis. O vazio deixado por Alex está sempre comigo, e isso é bom, porque essa dor me dá a certeza de que sua existência em minha vida foi real. E o mais difícil nessa batalha que se estende dia após dia é ficar longe de quem você mais queria estar perto.

Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, ela não acredita que conseguirá ser feliz novamente. O que não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irresistível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista. A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará a sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?


Título: Depois do que Aconteceu #1 🔹Autor (a): Juliana Parrini 🔹Editora: Suma de Letras 🔹Ano: 2015 🔹Páginas: 344 🔹Classificação: 3/5


Novata no mundo literário, Juliana Parrini emplacou o 1° lugar no ranking da revista Veja como o livro digital mais vendido no Brasil.


Depois do que aconteceu é o primeiro livro da autora que narra a história de Isabel.

 

Vejo seus olhos brilharem à distância. O vento sopra em meus cabelos, enquanto corro para seus braços o mais rápido que posso, certa de que, ao encontrá-lo, serei feliz novamente. Até perceber que estou caminhando há horas, dias, um ano, sem nunca chegar aos braços do meu amor. Página 9


Isabel Maia é natural de Petrópolis, região serrana do Rio de janeiro, foi criada pelo pai, Pedro, com quem tem uma relação transparente. Ainda pequena, a mãe os deixou sem deixar nenhum recado ou motivo, mas amor nunca lhe faltou, principalmente com o apoio das vizinhas, Lúcia e Luana, suas melhores amigas-irmãs.


Aos 27 anos Bel está encaminhada profissionalmente: trabalha como fotógrafa numa revista de moda e tem seu próprio estúdio. Até alguns anos atrás ela também estava feliz com seu relacionamento, mas o noivado com Alex, rapaz que ela namorava há trezes anos, não saiu como esperado.


Após um ano trancada em casa e empurrando o trabalho com a barriga, Isabel percebe que Alex não vai voltar e que mudanças precisam ser feitas. Por isso, decide viajar para São Paulo numa viagem a trabalho do pai. Ainda assim, eles arrumam tempo para visitar a tia, Sílvia, e os primos que residem na capital paulista.


Apesar de não ter muito contato com os primos, Isabel ainda lembra o quão desagradável sua tia é. Seus primos – Caio, Sabrina e Marcela – apesar de simpáticos completam uma família “peculiar”.


Em grandes momentos de mudança é normal as mulheres começarem por fora. Já que há tempos não cuida de si, Isabel começa se mimando: arruma o cabelo, faz as unhas e sobrancelha. Certamente foi uma decisão sábia, já que logo ao sair do salão um “deus grego” a atropela.


Daniel Clark é um moreno alto, com lindos olhos azuis e um sorriso irresistível. Assim que esbarra em Isabel e derruba a câmera, surge a oportunidade de aproximação dos dois… e um encontro.


Isabel nunca teria imaginado que uma viagem programada em cima da hora poderia fazer uma mudança tão grande. Não só a transformação física, Daniel é arrebatador e a encanta de u jeito que nunca pensou depois desse ano desacreditada do amor.


(…) Nó nos deixamos levar pelo desejo na rua deserta e os beijos ficam cada vez libidinosos. Começo a ponderar meus atos e diminuo a intensidade, mesmo com o desejo desenfreado de chegar ao ápice aqui mesmo. Ele percebe e diminui o ritmo, me dando beijos contidos. Página 73


Voltando para o Rio, ela acha que nunca mais verá aquele paulista que a ascendeu, até ele bater na porta do seu estúdio numa sexta-feira a noite. Para Lúcia essa história está estranha, mas vendo a amiga feliz ela se contém aos detalhes. Enquanto Luana está eufórica, já que ela é a mais entusiasmada do trio.


Nesse meio tempo entre o primeiro encontro e o aparecimento de Daniel, Isabel ajuda os primos Caio e Marcela a se instalarem na cidade maravilhosa. Inclusive ela indica a cobertura do prédio que mora, no qual eles gostam e programam a mudança.


Uma semana após o primeiro encontro Isabel não esperava ver Daniel entrando no seu apartamento… acompanhado… da prima, Marcela.


Imediatamente os dois ficam surpresos e Bel quer distância do NOIVO da prima, mas Daniel tem uma explicação e após um pouco de insistências as coisas ficam esclarecidas, mas ela entrou numa enrascada, por assim dizer.


A química entre Daniel e Isabel é inegável, mas tudo conspira para que os dois não fiquem juntos. Tem a Marcela que não aceita o rompimento e até apronta algumas para prender o ex-futuro marido; Daniel também não se sente confortável com a história entre Bel e Alex, principalmente por não saber o que aconteceu e ver que ela ainda ama o ex; para completar tem o Jonathan, um carinha muito legal, mas que ser bem mais que amigo da Isabel.

Depois de toda a confusão, de tantos altos e baixos, os dois enfim conseguem paz, pelo menos até que o fantasma do passado volte.


– Eu te amo a cada hora, a cada minuto, a cada segundo… – murmura ele, com os lábios próximos aos meus. Página 172

 

📚☕ Concluindo…


Depois do que aconteceu não é só o primeiro trabalho de Juliana Parrini, como é a introdução dela numa área diferente da sua atuação inicial, ainda assim, achei que ela se saiu muito bem. Sua escrita é leve e divertida.


Narrado na primeira pessoa através do ponto de vista da protagonista, o livro é bem arrastado e a autora poderia ter simplificado algumas partes. O livro começa num ritmo bom, apresentando os personagens e definindo suas principais características, algumas lacunas aparecem já que Juliana mantém certo suspense sobre o que aconteceu com Alex e Isabel.

No decorrer do livro senti que Parrini se inspirou em alguns livros do gênero new adult, mas não posso confirmar, isso foi uma impressão minha.


Particularmente, não gosto de “histórias apressadas”. Isabel estava com depressão e nem sequer frequentava um psicólogo deu a volta por cima e se apaixonou por um cara que (inicialmente) era a maior enrascada. Não vejo sentido no amor que eles construíram e os exageros nas declarações.


No geral, o livro é satisfatório. Juliana Parrini encerrou a primeira parte da história de Isabel divinamente. Agora, aguardo ansiosamente continuar com o segundo livro, Antes que Aconteça.


Eu havia te prometido que levaria nossos filhos naquela pequena ilha deserta. Eu irei cumprir, pode apostar! Eu te amo para todo o sempre! Com todo amor, Alex Simonelli. Página 342


 

📚☕ Conheça mais sobre a série:

Comments


bottom of page