top of page
Foto do escritorKaren Calazans

Aquilo Que Você Não Sabia – Dane Diaz

Atualizado: 12 de abr. de 2020


Sinopse: Sozinho em Orlando com os filhos gêmeos, Flávio acredita ter uma culpa pesada a carregar. Depois que o amor da sua vida o deixou, o brasileiro faz força para reencontrar a felicidade.

Quando recebe a visita da família, ele leva todos para um dia em um parque temático. Sob os mágicos fogos de artifício, ele faz um pedido: reencontrar um lugar para seu coração.

Atendendo ao seu desejo, uma garota surge e ele vê a alegria retornar para os seus dias. No entanto, algumas coisas ficam por dizer e aquilo que ele não sabia sobre ela pode mudar tudo o que Flávio sonhou para o relacionamento dos dois.


Título: Aquilo Que Você Não Sabia 🔹 Autor (a): Dane Diaz 🔹 Editora: Casa Do Escritor 🔹 Ano: 2018 🔹 Páginas: 230 🔹 Classificação: 2/5


Formada em Administração, Dane Diaz desde pequena tem fascínio pelo mundo literário. Assim como outros autores iniciantes, Dane começou escrevendo na plataforma digital Wattpad, logo teve seu livro, Aquilo Que Você Não Sabia, lançado em formato e-book na Amazon e agora em Janeiro de 2019 o livro físico publicado pela Casa do Escritor.

Além desse livro, a autora escreveu o livro Fechado Para O Amor, disponível somente em formato e-book.

 

Catarina, que falta você faz aqui – falou para o vazio do seu quarto, da sua vida.


O sonho de Flávio sempre foi sair do Brasil e construir uma vida fora. Batalhou bastante e conseguiu um emprego numa empresa em Orlando (Flórida, EUA). Com ele foi sua recém esposa, Catarina, e para ele tudo estava bom.


Depois de algum tempo morando nos Estados Unidos, Catarina começou a sentir muito falta do país de origem, sua família e amigos. Essa saudade piorou quando engravidou dos gêmeos, Noah e Theo. Não aguentando a pressão, ela decidiu partir.

Mesmo estando no melhor dos empregos e tendo ajuda de Madalena, Madá, com as crianças, Flávio é solitário e infeliz, pois se sente responsável pelo o que aconteceu com a mulher.


Não havia outro jeito. Ele estava ali sozinho, responsável pelos três e sem ninguém além de si mesmo.

Na tentativa de reanimar Flávio, sua mãe, Lúcia, decide passar um tempo em Orlando. Coincidentemente, a avó materna dos meninos também marca uma visita, já que desde o nascimento das crianças ambas não conseguiram aproveitar e acompanhar o crescimento dos netos.


A presença das avós alivia bastante a situação de Flávio, mas seguir em frente ainda é muito difícil, principalmente quando não tem nenhuma moça que o faça se sentir como se sentia com Catarina.


Quando ele achava que todos os lugares em Orlando só fariam pensar na esposa, um especial lhe traz uma nova chance. Depois que sua mãe se perde com um dos meninos no parque de diversão e é orientada por uma jovem brasileira, Flávio vê que em Anita a chance de ser feliz de novo.


Já há muito tempo não se permitia viver daquela maneira. Precisava reaprender a ser feliz.


Em um piscar de olhos Anita já está envolvida na vida de Flávio e das crianças e ele, por sua vez, se agarrou a ela como uma âncora.


Na mente dele, eles iam ter bastante tempo para aproveitar, ser uma família como sempre desejou. Mas Anita está fazendo intercambio e logo volta para o Brasil.


Um pouco influencia por Lúcia, Anita se apega a idéia de que Flávio se apaixonaria por ela e voltaria para o Brasil. Mesmo sabendo de toda a história e conflitos que ele enfrentou com Catarina, ela preferiu omitir essa informação.


Anita volta para Porta Alegre, coincidentemente cidade natal de Flávio também, e quando ele vai até o Brasil para renovação do visto, Lúcia arma um encontro para os dois, porém por apenas uma noite. E mais uma vez eles são teimosos e não se acertam.


Enfim Anita consegue completar seu propósito: termina a faculdade de publicidade e tem emprego numa agência. O que não estava no planejamento era que a última despedida entre ela e Flávio gerasse um bebê.


Flávio compreendeu o aviso de que uma jornada havia chegado ao fim, mas que a dele devia continuar, agarrar seus sonhos e torná-los realidade. Encontrar o seu “felizes para sempre”.


 

📚☕ Concluindo…


Eu gosto muito de descobrir novos autores, principalmente os iniciantes. Dane me cativou com uma escrita simples e fácil de ler. Com a narração na terceira pessoa, podemos ver a história de vários ângulos, e eu adoro isso. Porém parte do enredo não me agradou muito.

Achei interessante a autora abordar sobre depressão, uma doença delicada e que infelizmente às vezes passa despercebida pelas pessoas. Na história, a mulher de Flávio, Catarina, não se sente bem vivendo em outro país, longe da família e dos amigos. Quando descobre a gravidez fica ainda mais depressiva e logo após o nascimento dos gêmeos comete suicídio.


Por se tratar de algo que não é muito falado no Brasil (INFELIZMENTE), a autora se ponderou bastante para entrar no assunto. Muitas vezes me deixou confusa sobre o que aconteceu com a esposa de Flávio, até que o protagonista se abriu.


Dane foi de uma sensibilidade incrível ao mostrar o problema e como as pessoas tentam demonstrar e como é percebida pelos os que estão à sua volta.


Outro ponto que eu gostei, refere-se à humanização dos personagens. Diaz me fez ficar irritada e feliz em diversos trechos da história. Apesar do romance “água com açúcar”, a autora nos aproxima dos protagonistas, mostra seus defeitos e perfeições.


Fora isso, a forma como Flávio e Anita se aproximam e se envolvem foi muito clichê e cansativa. Até mesmo quando a autora quis trazer um pouco de mistério com os “segredos” que Anita escondia, não posso dizer que foi empolgante.


O amor perdoa tudo, meu filho. Não deixe de ser feliz para ter razão. Nunca.


留言


bottom of page