Sinopse: Isabel passou um ano fugindo. Depois de uma grande desilusão, ela não acreditava que conseguiria ser feliz novamente. Até que conhece Daniel e decide recomeçar. Quando Isabel finalmente dá uma segunda chance ao amor, o destino a surpreende com uma notícia que poderá mudar sua vida para sempre. Em Antes que aconteça, o desfecho de Depois do que aconteceu, Isabel terá a chance de reencontrar o passado e lutar pela sua felicidade.
Título: Antes que Aconteça #2 🔹 Autor (a): Juliana Parrini 🔹 Editora: Suma de Letras 🔹 Ano: 2015 🔹 Páginas: 237 🔹 Classificação: 3/5
Estrelando no mundo literário, Juliana Parrini emplacou o 1º lugar no ranking da revista Veja como livro digital mais vendido do Brasil com livro Depois do que Aconteceu. Completando a duologia, Antes que Aconteça encerra o ciclo de Isabel e seu amor entre presente e o passado.
Superei as magoas, a angústia, a solidão, o medo e a saudade. Não posso negar que tive a ajuda de um homem com incríveis olhos azuis que me fez perceber que eu poderia, sim, recomeçar, descobrir novos sonhos e a creditar mais em mim mesma. Eu venci. Página 9
Isabel Maia sofreu bastante depois que seu noivo foi embora sem dizer muita coisa, apenas pedindo para que ela fosse feliz. Ela achava que nunca fosse se reerguer, até que em plena Avenida Paulista o amor a atropela na forma de um lindo moreno de olhos azuis.
Claro que na vida de Bel nada poderia vir rápido, o cara que ela havia achado para tirá-la do fundo do poço era o noivo da sua prima. Talvez esse seria o fim daquela paixão arrebatadora, mas não foi. Daniel estava predestinado à Isabel.
Depois de tanta luta, mentiras, insegurança, o casal encontrou a harmonia: estão de casamento marcado e mais felizes que nunca… até que Alex, ex-noivo de Isabel, decide voltar e com a promessa de reconquistá-la.
Daniel sempre soube que Isabel ama o Alex e isso nem o tempo apagaria, porém para ele fica cada vez mais difícil ver o quanto ela está abalada com as notícias do ex-noivo e mais ainda quando Alex aparece.
Certamente não está sendo fácil para Isabel também, ver Alex e as investidas dele para um novo futuro juntos é conflitante. Não porque ela esteja em dúvida se fica com o passado ou o presente, mas porque Daniel está cego de ciúmes e nada que ela faça ou diga consegue acalmar a fúria do atual.
Se Alex não fosse motivo o suficiente, a nova secretária de Daniel, Francine, está causando grande dor de cabeça à Isabel e o noivo não faz grande esforço para manter a “secretária piriguete” longe.
Daniel é um babaca. Alex é um egoísta. E eu sou patética. Página 71
Diante de tanto ciúmes e falta de confiança, Daniel e Isabel não conseguem ficar juntos, mesmo se amando. Tudo parece estar desmoronando em seu relacionamento, mas Alex está ali e num momento de fraqueza eles tem uma noite especial. O que Bel não percebe é que ela declara seu amor ao homem errado, fazendo com que o ex-noivo saia de vez do caminho e perceba que a mulher que ele ama está se distanciando.
Eu te amo, Ester. Obrigado por me mostrar que eu continuava vivo. Por me fazer sorrir. Precisava te dizer isso. Obrigado por me fazer feliz depois do que aconteceu. Eu te amo. (Alex) Página 193
Mais uma vez Daniel e Bel se reconciliam e mais uma vez o destino lhe prega uma peça. No mesmo dia que Isabel descobre que está grávida de Alex, o ex-noivo sofre um acidente e falece… mas ela está convicta de que também não pode ficar com Daniel. Mas é claro que ele não pensa a mesma coisa e prova isso, mesmo que demore um pouco.
“Aconteça o que acontecer, nunca se esqueça: eu amo você! Para sempre sua, Bel” Página 228
📚☕ Concluindo…
Já disse em outras resenhas, mas sempre bom dizer de novo: eu ADORO quando os autores exploram os personagens e nos permite ver as coisas na perspectiva de outros. Assim, nesse livro Juliana Parrini o fez. Antes que Aconteça possui capítulos intercalados nas visões dos três protagonistas – Isabel, Daniel e Alex. O que eu gostei muito também é que os capítulos não são isolados, eles são a continuação do anterior, apenas através de outro personagem.
Outro ponto positivo foi colocar em evidência os pensamentos e anseios de Alex. Daniel ficou meio apagado, mas tendo e, vista que ele é constante na vida de Isabel, os poucos capítulos referentes à sua perspectiva foram suficientes (e cruciais).
Um ponto interessante foi que desde o primeiro livro Juliana aborda profundamente os sentimentos dos personagens. O segundo livro a sobrecarga de emoções foi maior, mais intenso e repetitiva. Ora era bom, mas na maioria das vezes estava maçante.
Ao contrário do primeiro livro, personagens secundários foram apagados, como o pai e as gêmeas, em compensação Ester e Renan Simonelli (“amiga” e pai de Alex) entraram para dar sustento à história.
Assim como em Depois do que Aconteceu, Parrini escreve uma história graciosa, apesar de eu achar acelerada, por isso minha nota é 3/5.
Neste instante enxergo o meu futuro. Talvez ele não seja como eu imaginava, mas é o que eu desejo e preciso. Serei da Isabel para sempre e ela será minha. Eu sou seu futuro, e ela é o meu. Toda a tristeza e o medo desaparecem. (Daniel) Página 233
📚☕ Conheça mais sobre a série
コメント