Jovem adulto | Amor & Sorte #2 • Autor (a): Jenna Evans Welch • Editora: Intrínseca • Ano: 2020 • Páginas: 272 • Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Em entrevista, a autora Jenna Evans Welch revelou que sempre quis fazer um livro sobre a Itália. E depois do sucesso do primeiro livro, Amor & Gelato, sua editora, nos EUA, sugeriu que ela continuasse com histórias de viagens.
A autora adorou a ideia ~ mais uma vez, “que sorte a nossa” ~, afinal, era como juntar as duas coisas que ela mais ama: viajar e escrever.
Então, ela teve uma ideia brilhante para o segundo livro: uma história sobre uma viagem de carro! Como Jenna passou um tempo na Irlanda, já havia encontrado o cenário perfeito.
Por isso, quem avisa, amigo é: depois de ler esse livro, você vai querer pegar o próximo avião pra Irlanda!
Adoro como ela consegue capturar toda a vibe de lugares tão incríveis em suas histórias. E é essa é a verdadeira magia de Amor & Sorte 🚗🍀
(…) Se estivesse escrevendo uma matéria sobre turismo na Irlanda, começaria falando do cheiro. É uma combinação de terra molhada de chuva e outra coisa, um aroma secreto.
Ahhhhh! CURIOSIDADE ~ ou feliz coincidência, pelo menos para mim ~ Amor & Sorte foi lançado no dia do meu aniversário, 17/09/2020 🥰
☘ ☘ ☘
(…) Abra sua mala, sua mente e, acima de tudo, este guia, pois não sou apenas uma especialista em imbatível em Irlanda, também sou uma especialista imbatível em corações partidos. Sou tipo um guia dois em um. E não tente fingir que não precisa de mim. Nós dois sabemos que existem milhares de guias de viagens sobre a Irlanda, e ainda assim, você escolheu este aqui. (…) — Trecho de Irlanda corações partidos: um guia não convencional da Ilha Esmeralda, 3° edição.
Addie está de coração partido. Seu “relacionamento de verão” com Cubby Jones não só foi de ladeira abaixo, com direito a uma grande humilhação, como também abalou fortemente as estruturas da sua relação com seu melhor amigo e irmão, Ian.
Para Addie, o casamento da sua tia Mel, na Irlanda, é a sua salvação e a sua perdição.
🍀 Ponto positivo: sair de Seattle e fugir do reboliço que Cubby causou em sua vida aliviaria, por um tempo, a tensão;
❌ Ponto negativo: seria melhor ainda se sua relação com seu irmão, Ian, não estivesse um caos também, sem que ela precisasse ouvir a cada hora “Você tem que contar para mamãe”.
🍀 Ponto positivo: depois do casamento, Addie vai direto para a Itália para passar o resto do verão com a sua melhor amiga, Lina.
❌ Ponto negativo: seu irmão também vai para Itália. Pelo menos era isso que Addie achava.
É verdade que o casamento da tia ser justamente na Irlanda foi conveniente para Ian, que tinha outros planos. Ser pego por Addie no estacionamento antes de sair numa viagem de carro com seu amigo Rowan, nem tanto.
Duas possibilidades se passaram pela minha cabeça. Na melhor delas, eu poderia usar o tempo extra para fazer ouvir a voz da razão. Na pior, veria outro lugar do Guia de viagem e talvez me encontrasse um passo mais perto de curar com meu coração partido — isso se a Autora do Guia soubesse do que estava falando — antes de seguir viagem sozinha para Itália. Consultei minha bola de cristal mental: tudo indica que sim.
Com um clima tenso, brigas e discussões, um carro caindo aos pedaços e um novo amigo irlandês bem paciente, Addie e Ian se jogam nessa aventura louca pela Irlanda, cheia de paisagens de tirar o fôlego e segredos familiares 🚗💨
Ele deu um tapinha afetuoso no carro. — Trevo? Rowan apontou para adesivo mais proeminente, um trevo grande desbotado. — É o apelido do carro. — Que ir irlandês. — Nada como um bom estereótipo — respondeu ele a boca se franzindo em outro sorriso.
☘ ☘ ☘
Depois da delícia que foi Amor & Gelato, chegou a hora de conhecer um pouco mais a Irlanda pelos olhos de uma queridinha já conhecida do primeiro livro: Addie.
Se você espera uma história de amor que envolve uma viagem de carro está totalmente errada ~ e Jenna Evans Welch me enganou direitinho ~. É mais que isso.
E em Amor & Sorte vemos o lado da fragilidade das relações fraternais. E, apesar de vermos muito o termo “como superar um coração partido” no livro, no final percebi que um coração partido não se restringe às relações românticas, digamos assim.
— Ian, você sabe como é difícil ser sua irmã mais nova?
Addie é a caçula de quatro irmãos: Walt e Archie, que já estão na faculdade, e Ian, que começaria o último ano do ensino médio.
Os três irmãos mais velhos sempre foram atletas notáveis. Mas Ian se destaca mais. Além de ser estrela do time de futebol americano da escola, sempre foi bom aluno. E por isso, não teria dificuldade nenhuma em entrar na faculdade com uma bolsa de estudos pelo futebol.
Já Addie era a média. Esforçada, claro. Mas precisava fazer muito mais para “poder chegar” ao nível dos irmãos.
Essa constante sensação ~ e comparação ~ e os hormônios a flor da pele típica dos adolescentes, fizeram com que Addie ignorasse totalmente seus instintos e tomasse decisões que culminariam num verão extremamente sufocante.
Ele arregalou os olhos e sorriu, uma expressão de divertimento e surpresa que começou em sua boca e se espalhou devagar até chegar nos olhos de cores diferentes. Foi nesse momento que percebi que havia duas maneiras distintas de olhar para os garotos. Havia um jeito normal — como fizeram a vida toda — e esse segundo jeito, que fazia cozinha se entortar de leve e os waffles serem esquecidos na máquina do Mickey Mouse.
Apesar do livro ser narrado na primeira pessoa pelo ponto de vista de Addie, temos Ian e Rowan como ótimos co-protagonistas da história.
Eles são tão importantes na história, que é assim que a gente consegue entender profundamente a relação entre a protagonista e o irmão ~ pré e pós Cubby ~, e o porquê das reações de Rowan quanto às brigas e discussões dos irmãos.
E depois que ele se foi? Ian e Rowan ainda estavam ao meu lado. Firmes. Significou mas para mim do que eu esperava.
Para entender o que aconteceu entre Addie e Cubby, a autora traz algumas lembranças da protagonista.
E é o que dizem: “para bom entendedor, um pingo é letra”. Juntando as lembranças de Addie e os diálogos entre Addie e Ian durante a viagem, você começa a imaginar o que pode ter acontecido. É bem no finalzinho que a gente descobre ~ com todas as informações ~ o que foi que Cubby fez.
Mas como eu disse, Amor & Sorte é sobre a fragilidade das relações fraternais. Então, quando tudo da história com Cubby é revelado, o que mais chama atenção é ver como aqueles dias de viagem de carro curou mais de um coração partido ~ e não necessariamente àqueles causados pelo rompimento de relações românticas.
Falando nisso… Não podemos esquecer do famoso guia. As páginas que se referem aos trechos tirados do “Introdução de Irlanda para corações partidos: um guia não convencional da Ilha da Esmeralda”, despertam o desejo de ter um coração partido, curado ~ mesmo que não esteja com um coração partido 🤭
Irlanda para corações partidos havia chamado minha atenção de cara, apesar de não ter uma aparência muito impressionante. A capa era decorada com trevo em forma de coração, e uma mancha de xícara de café cobrir a partir do título, que era longo demais. Mas a capa não importava, pois eu estava na Irlanda tinha um coração partido. Era o livro perfeito pra mim.
⚠️ SPOILERS:
Em nenhum momento a autora constrói um relacionamento ~ diretamente ~ romântico entre Addie e Rowan, mas ver o surgimento da relação entre os dois, começando através de uma boa amizade, é tão leve e natural que, quando acabei o livro, me senti um pouco órfã de Addie & Rowan. Mas, incrivelmente, de um jeito gostoso.
⚠️ FORTES SPOILERS:
O epílogo de Amor & Sorte acaba deixando uma sementinha no coração, alimentando a ideia de um relacionamento ~ romântico ~ entre Addie & Rowan.
☕ Avaliação
⭐⭐⭐⭐⭐
A autora, Jenna Evans Welch, conseguiu capturar toda a beleza da Irlanda e transformar em palavras.
Amor & Sorte é uma daquelas histórias que te fazem suspirar, rir e até chorar um pouquinho, mas no final, deixa um sorriso bobo no rosto.
Como no primeiro livro, o “amor” é uma consequência ~ merecida ~ depois da protagonista superar uma “dor” em si.
E foi assim que, como a viagem de carro de Addie, Ian e Rowan, em três dias eu devorei Amor & Sorte, de Jenna Evans Welch 🖤
“Você abriu este guia porque seu coração estava partido e você queria curá-lo. Mas esse nunca foi o plano do universo. Muito menos o meu plano. Corações ficam vulneráveis porque foram feitos para isso. O suprimento faz parte. É um pequeno preço a se pagar pela confusão alegre e selvagem que você receberá em troca. (…)
— Trecho de Irlanda corações partidos: um guia não convencional da Ilha Esmeralda, 3° edição.”
☘ ☘ ☘
📖 Sinopse: Addie está visitando a Irlanda com a família e tentando aproveitar a paisagem verdejante para não pensar em seu coração partido. Porque, assim que voltar aos Estados Unidos, ela vai ter que enfrentar as consequências do fim terrível de seu romance de verão. Até lá, só quer relaxar enquanto os pais não descobrem o que aconteceu. Mas Ian, seu irmão mais velho, sabe de tudo e não a deixa em paz. Agora os dois, que sempre foram próximos, não param de brigar.
Tudo muda quando Addie descobre que Ian também está guardando segredos. Depois de uma série de imprevistos, em vez de ir visitar Lina, sua melhor amiga, na Itália, Addie se junta ao irmão em uma inesperada viagem de carro. O motorista é Rowan, um irlandês simpático (e bonitinho) que dirige, feito um louco, uma lata-velha apelidada de Trevo.
Nessas circunstâncias nada favoráveis, Addie conta apenas com um guia de viagem roubado da biblioteca do hotel, Irlanda para corações partidos, e torce para que os conselhos do livro realmente funcionem. Se a Ilha Esmeralda der tanta sorte quanto dizem, talvez ela consiga fazer as pazes com o irmão e, quem sabe, se apaixonar de novo.
Em Amor & sorte, vamos ter mais um gostinho do universo de Amor & Gelato, dessa vez em uma viagem pelas belezas naturais e pelos pontos turísticos da Irlanda. O aguardado segundo livro de Jenna Evans Welch é uma história encantadora sobre família, amizade e a jornada para se recuperar de uma desilusão amorosa.
Comments