top of page
Foto do escritorKaren Calazans

A Garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Atualizado: 24 de jan.

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.


Romance | Título: A garota que você deixou para trás 🔹 Autor (a): Jojo Moyes 🔹 Editora: Intrínseca 🔹 Ano: 2014 🔹 Páginas: 384 🔹 Classificação: 4/5


Com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes é uma das poucas escritoras a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de best-sellers do The New York Times.


Definitivamente a autora conquistou o coração de leitores pelo mundo e com o meu não é diferente.

 
Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou.

A Garota que Você Deixou para Trás tem duas protagonistas. Sophie Lefèvre, mora na França no ano de 1916, mulher de personalidade forte e que possui um grande amor pela vida e uma admiração indescritível por seu marido, Édouard. E já na Londres de 2006 está Liv Halston, viúva que acumulou dívidas após a morte do marido e vive uma grande solidão e luto.


O caminho de Liv se cruza com o de Sophie após 90 anos através do quadro que Liv gosta de chamar de “A Garota”.


Por causa da Primeira Guerra, Édouard foi obrigado a lutar, deixando Sophie com a irmã e sobrinhos cuidando do hotel e restaurante de sua família. Infelizmente, Sophie não esperava chamar a atenção do Herr Kommandant alemão que havia ocupado a cidade.


Percebendo a determinação e coragem de Sophie, Herr Kommandant sabia que não poderia tê-la, mas não parou até conseguir o quadro que Édouard havia pintado de sua amada bem antes da Guerra.


(...) Ela não quer se ver em pé na frente de A Garota que Você Deixou para Trás, recordando o dia em que eles compraram o quadro juntos, vendo na expressão daquela mulher o amor e a plenitude que ela sentia.


Em sua lua de mel com David, Liv foi surpreendida com um presente que ela considerou o mais lindo: a pintura de uma jovem que demonstrava vida e amor. Após a morte de seu marido, esse quadro era o que a dava esperança e gosto pela vida.


Em sua pior fase, Liv conhece Paul, um investigador americano divorciado. Há anos que ela não se sentia assim e nunca teria imaginado que o destino pregaria uma peça tão grande.


(...) O que a fez agir daquela maneira? O que ele pensara dela? E depois, o arrepio inesperado, a impressão daquele beijo. Ela estava gelada de vergonha, mas arde suavemente, sentindo o resíduo do beijo nos lábios. Tem a sensação de que uma parte sua há muito adormecida ganhou vida novamente. É um pouco desconcertante.

Acontece que Paul foi contratado justamente para reaver o quadro “A Garota” para quem dizia ser o verdadeiro dono - já que na época da Primeira Guerra muitas obras de artes foram “roubadas” pelos alemães.


Liv quer provar que tem direito ao quadro e vai mover o pouco que tem até conseguir manter o pedaço mais significativo que sobrou de David.

- Ele… eles não vão ficar com ela - diz.

- Mas o dinheiro. Você insinuou que já está apertada.


 

📚☕ Concluindo…


Em A garota que você deixou para trás, Jojo conta a história a partir do ponto de vista de dois personagens diferentes e que vivem em anos diferentes. Eu particularmente adoro essa característica nos livros e ela o fez maravilhosamente preenchendo lacunas da história ao mesmo tempo que desperta a curiosidade.


Confesso que no início eu achei a história um pouco cansativa e foi mesmo da metade do livro para o final que eu fiquei vidrada no livro, mas acredito que isso estava um pouco influenciado pela minha rotina de trabalho. Enfim…


Como sempre, Jojo não decepciona e o livro é digno de aplausos: suspense, reviravoltas, e o melhor, um final bem fechado. Apesar de alternar alguns capítulos e mexer com a cronologia, dá para acompanhar sem problemas a história. E eu tenho que falar: que final, senhores! Apenas no último capítulo a gente entende realmente o que aconteceu e o epílogo é o final perfeito!


Dos braços dele, ela olha o caos em sua volta e já não tem mais medo da multidão. As pessoas estão sorrindo, como se tivessem gostado do resultado, como se ela não fosse mais o inimigo.




Comments


bottom of page